De janeiro a setembro de 2024, o Portal de Periódicos da CAPES atingiu a marca de 300 milhões de acessos. O número é recorde e já supera os 250 milhões alcançados em 2023. A informação foi apresentada nesta quinta-feira, 21 de novembro, durante o seminário “A tecnologia da informação como aliada da comunicação científica” em comemoração dos 24 anos da plataforma que reúne um dos maiores acervos científicos virtuais do mundo.
Criado no dia 11 de novembro de 2000, o Portal de Periódicos tem a participação de 448 instituições de ensino e pesquisa, o que representa um potencial de mais de seis milhões de usuários, entre professores, pesquisadores, funcionários e estudantes, com acesso à melhor produção científica internacional. A plataforma, que este ano tem um orçamento de R$ 593 milhões, contribui para o fortalecimento da pós-graduação no País, a integração da comunidade científica brasileira e redução de desigualdades no acesso às informações científicas.
Para o presidente substituto e diretor de Avaliação da CAPES, Antonio Gomes de Souza Filho, o Portal de Periódicos é uma política de sucesso. “A sua criação foi fundamental para que pudéssemos capilarizar o acesso aos conteúdos científicos com respostas rápidas às necessidades dos pesquisadores”, destacou. “É importante ressaltar as contribuições do portal para a ciência brasileira, os pesquisadores e a formação das pessoas”, reforçou o diretor de Programas e Bolsas no País, Luiz Pessan.
Durante o evento, a coordenadora-geral do Portal de Periódicos e Informação Científica, Andréa Vieira, informou que o planejamento para o próximo ano é ampliar ainda mais a participação dos usuários por meio de recebimento de sugestões, personalização do conteúdo e treinamentos. “A ideia é que o portal traga novas funcionalidades em 2025, se aproximando mais da comunidade científica. Também queremos divulgar mais os acordos de publicação e leitura com as editoras parceiras para que todos os autores que estão em instituições brasileiras possam efetivamente submeter seus artigos, incentivar o acesso aberto às publicações e dar mais visibilidade ao cientista do País”, salientou.
Para o CEO da TDS.company, Rui Belfort, o Portal de Periódicos pode contribuir ainda mais para que o Brasil atinja uma posição de liderança na ciência mundial. “É uma política pública muito importante de acesso ao conhecimento e de união da comunidade em torno da ciência e tecnologia, o que é oportunidade muito grande de fazer com que se aproximarem cada vez mais para produzir conteúdo e ganhar mais visibilidade no mundo.”
Também participaram dos debates, na parte da manhã do seminário, a secretária de Políticas e Programas Estratégicos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Andrea Brito Latgé, o coordenador técnico do Projeto para Modernização e Atualização Tecnológica do Portal de Periódicos, Roger Itai, e da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, Antonio Nunes e Adriano Adoryan.
Legenda da Imagem:
Evento Portal de Periódicos (Júlia Prado - CGCOM/CAPES)
Com informações: CGCOM/CAPES
Verifique o conteúdo do Portal de Periódicos disponível para a sua instituição
A reprodução dos informativos é autorizada com citação de fonte: “Portal de Periódicos da CAPES