Perguntas frequentes
As dúvidas sobre acesso ao Portal de Periódicos da CAPES, os conteúdos disponíveis, pesquisa no acervo e treinamentos são esclarecidas nesta página. Selecione o tema do lado esquerdo e as perguntas mais frequentes serão listadas. É possível obter outras informações por meio das opções Suporte regional e Fale conosco.
Como é feito o acesso ao conteúdo do Portal?
O acesso aos conteúdos assinados pela CAPES é livre e gratuito aos usuários autorizados. Ele é realizado em terminais ligados à internet por meio de provedores de acesso autorizados nas instituições participantes do Portal de Periódicos. Estes terminais são autorizados a partir do registro dos IPs da instituição junto à CAPES, que verifica a validade e propriedade dos mesmos. Para acessar o conteúdo, não há necessidade de senha ou de identificação de usuários.
Quem pode acessar o conteúdo assinado pelo Portal
Apenas usuários autorizados das instituições participantes podem acessar conteúdo pago do Portal de Periódicos da CAPES. Os usuários autorizados são professores permanentes, temporários e visitantes, estudantes de graduação, pós-graduação e extensão e funcionários permanentes e temporários vinculados oficialmente a essas instituições.
Usuários de instituições não participantes podem utilizar o conteúdo de acesso aberto e gratuito disponível no Portal de Periódicos da CAPES ou ainda se dirigir a instituições participantes para verificar as condições de uso e acesso disponíveis.
Mais informações sobre as instituições que participam do Portal de Periódicos da CAPES podem ser localizadas no item Quem participa do Menu Sobre.
Como saber se a minha instituição acessa o Portal de Periódicos?
As instituições participantes são selecionadas considerando-se a missão da CAPES de promover a qualidade do ensino superior no Brasil por meio do fomento à pesquisa e pós-graduação.
Podem acessar o Portal de Periódicos as instituições que se enquadram em um dos seguintes critérios:
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Instituições federais de ensino superior;
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Instituições de pesquisa que possuam pós-graduação (strictu sensu) avaliada pela CAPES* com pelo menos um programa que tenha obtido nota 4 ou superior;
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Instituições públicas de ensino superior estaduais e municipais que possuam pós-graduação (strictu sensu) avaliada pela CAPES* com pelo menos um programa que tenha obtido nota 4 ou superior;
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Instituições privadas de ensino superior com pelo menos um doutorado avaliado pela CAPES*que tenha obtido nota 5 cinco ou superior;
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Instituições com programas de pós-graduação recomendados pela CAPES e que atendam aos critérios de excelência definidos pelo Ministério da Educação. Esses usuários acessam parcialmente o conteúdo assinado pelo Portal de Periódicos.
Os dados das instituições são coletados do E-Mec, da Plataforma Sucupira e do SNPG (Sistema Nacional de Pós-Graduação), a leitura é realizada em 1º de abril de todo ano. Após a leitura dos dados elabora-se a lista com as IES que adquiriram direito de acesso ao Portal. Essas instituições poderão acessar os conteúdos pagos do Portal correlacionados com os Programas de Pós-Graduação strictu sensu (Mestrado e Doutorado) em funcionamento, conforme a portaria n° 122, de 19 de julho de 2017.
As IES que adquiriram direito de acesso são contatadas pela Equipe de Acesso do Portal de Periódicos da CAPES.
As IES que atendem a um dos critérios supracitados entram automaticamente na Lista de IES elegíveis para participar do Portal de Periódicos; no entanto, o acesso não é imediato, pois depende da dotação orçamentária e da janela de contratação do Portal de Periódicos.
* A última avaliação da CAPES refere-se ao quadriênio 2017-2020. Conheça os resultados das últimas avaliações quadrienais.
É necessário pagar para usar o Portal?
O Portal é gratuito aos usuários vinculados às instituições participantes que atendam aos critérios de fomento à pesquisa e à pós-graduação stricto sensu definidos pela CAPES. O acesso ao conteúdo assinado deve ser realizado a partir de computadores ligados às redes das instituições participantes ou por elas autorizados, sem necessidade de cadastro ou informe de usuário e senha.
Usuários de instituições não participantes podem utilizar o conteúdo de acesso aberto e gratuito disponível no Portal de Periódicos da CAPES ou ainda se dirigir a instituições participantes para verificar as condições de uso e acesso disponíveis.
Existe algum conteúdo do Portal de Periódicos que pode ser acessado gratuitamente?
Sim. Os usuários que não estão vinculados a nenhuma das instituições participantes podem realizar buscas no acervo e recuperar documentos que integram o conteúdo de acesso livre do Portal de Periódicos.
Além das bases de dados assinadas pela CAPES, o Portal de Periódicos também disponibiliza conteúdo científico de acesso livre. Tal conteúdo inclui bases nacionais e internacionais gratuitas de alta qualidade, selecionadas pela equipe do Portal. Inclui ainda referências de teses e dissertações produzidas pelos programas de pós-graduação de todo o Brasil, além de artigos científicos publicados em periódicos open access e periódicos brasileiros com avaliação A ou B no programa Qualis.
Existem normas para a cópia, impressão ou armazenamento digital (download) das coleções assinadas pela CAPES e disponíveis no Portal de Periódicos?
O uso apropriado das publicações ou informações eletrônicas é definido nas normas seguidas pelo Portal de Periódicos como a prática socialmente aceita e legalmente permitida do livre uso da informação sob propriedade intelectual ou industrial para fins de educação, ensino, pesquisa e avanço do conhecimento científico e tecnológico.
Fica garantido, de um lado, o livre fluxo da informação no processo de comunicação acadêmica e, de outro, o respeito aos direitos autorais e aos termos dos contratos celebrados pela CAPES com os fornecedores e provedores das publicações eletrônicas disponibilizadas no Portal.
Para mais informações sobre a utilização de publicações eletrônicas no Portal de Periódicos, acesse: Normas para Uso das Publicações Eletrônicas
Quais as modalidades de acesso do Portal de Periódicos da CAPES?
Acesso Identificado - Modalidade tradicional para explorar as ferramentas e os conteúdos do Portal de Periódicos da CAPES. O acesso é diretamente no campus, em terminais (computadores) ligados à internet por meio de provedores de acesso autorizados (IPs da instituição registrados na CAPES) das instituições participantes. Neste ambiente, o acesso é gratuito e restrito aos usuários vinculados à instituição. Estes terminais estão instalados nas dependências das instituições, como bibliotecas, laboratórios, escritórios de trabalho e outros locais. Para mais informações sobre quais terminais da sua instituição podem acessar o Portal, procure a equipe da Biblioteca ou a equipe de Tecnologia da Informação da sua instituição.
Caso você não consiga acesso ao Portal de Periódicos, é possível que: 1) O terminal utilizado não esteja conectado à internet; 2) O IP do computador não esteja cadastrado na CAPES. Nesses casos, procure a equipe da Biblioteca ou a equipe de Tecnologia da Informação da sua instituição para esclarecimentos.
Acesso Livre - É realizado a partir de computadores não cadastrados. Permite apenas a visualização do conteúdo gratuito disponível no Portal. É a modalidade de acesso disponível para todos os usuários, independentemente de vinculação institucional.
Acesso Remoto: Tecnologia que promove conexão à distância, permitindo que um computador, que não está fisicamente conectado à rede, consiga acessar um servidor privado. Tal modalidade é de responsabilidade exclusiva (adesão, manutenção e suporte) da instituição, que pode oferecer ferramentas distintas de acesso remoto, como VPN, Proxy ou CAFe.
Para saber mais sobre a tecnologia de acesso remoto utilizado pela sua instituição, procure a equipe de Tecnologia da Informação da sua instituição.
Para mais informações sobre as modalidades de acesso, encaminhe suas dúvidas para: acesso.periodicos@capes.gov.br
Como uma instituição participante pode alterar seus dados de acesso junto ao Portal de Periódicos ?
As instituições participantes devem atualizar seus dados sempre que houver mudanças de: faixa de IP, contatos institucionais, dirigentes máximos e colaboradores responsáveis pelo Portal de Periódicos na instituição. A atualização dessas informações é realizada pelos Administradores Institucionais no Sistema AdminIP (ver manual).
O que é o Sistema AdminIP?
É a ferramenta de gerenciamento de acesso ao Portal de Periódicos. Este sistema permite o gerenciamento dos endereços IP cadastrados vinculados às instituições; o cadastramento e atualização dos contatos institucionais e verificar quais são as coleções acessadas pela instituição.
Quem são os Administradores Institucionais?
São os representantes da instituição junto ao Portal de Periódicos da CAPES. Eles são indicados pelo dirigente máximo da instituição e são os responsáveis pela manutenção das informações necessárias para o acesso da instituição ao Portal e pelo suporte aos usuários e visitantes da IES sobre o Portal de Periódicos da CAPES.
Para mais informações sobre o sistema AdminIP e os Administradores Institucionais, encaminhe suas dúvidas para: acesso.periodicos@capes.gov.br
Uma instituição participante do Portal de Periódicos pode firmar convênios para disponibilização do conteúdo a outras instituições?
Não. O acesso da instituição ao Portal de Periódicos é concedido pela CAPES, baseado em critérios específicos, ou seja, a instituição beneficiada não pode estender seu acesso a outra instituição, mesmo possuindo vínculos ou parcerias de qualquer natureza.
Como proceder uma instituição que não se enquadra nos requisitos de acesso ao Portal de Periódicos?
As instituições que não se enquadram nos requisitos de acesso ao Portal de Periódicos podem realizar o pagamento das despesas referentes ao acesso, mediante recomendação da Presidência da CAPES, de acordo com a Portaria n° 180 de 10 de novembro de 2021.
A Portaria autoriza o acesso dos órgãos e entidades da administração pública federal que desempenhem atividades de ensino e/ou pesquisa ao Portal de Periódicos desde que efetuem o custeio das despesas.
Cabe ressaltar que a Portaria n° 180 revogou a Portaria n° 29 de 9 de fevereiro de 2018 que dispunha do assunto.
Os órgãos que tiverem interesse devem entrar em contato pelo e-mail:
Posso acessar o Portal fora da minha instituição (em casa, em viagens, durante uma pesquisa de campo etc.)?
A forma tradicional para explorar as ferramentas e acessar os conteúdos assinados pelo Portal de Periódicos da CAPES, disponível para sua instituição, é diretamente no campus, com reconhecimento de IP. Entretanto, existem outras formas de acesso remoto ao conteúdo do Portal de Periódicos, são eles:
1) VPN (Virtual Private Network) ou Proxy
São providos por algumas instituições, que dispõem de infraestrutura tecnológica para oferecer estes serviços. As condições para obtenção e utilização desse tipo de acesso são de responsabilidade única e exclusiva da instituição.
Para mais informações sobre acesso remoto via VPN ou Proxy entre em contato com a equipe de Tecnologia da Informação de sua instituição.
2) CAFe
A Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) é provida pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Por meio de uma conta única, o usuário pode acessar, de onde estiver, os serviços de sua própria instituição e os oferecidos pelas outras organizações que participam da federação. A CAFe permite que usuários das instituições participantes do Portal, utilizem login e senha institucionais para acessar de forma remota o conteúdo assinado do Portal de Periódicos disponível para a instituição.
Para utilizar o serviço, o usuário deve verificar se a sua instituição faz parte da CAFe, o contato deve ser realizado diretamente com a área de TI da instituição, responsável por aderir ao serviço.
O que é a Comunidade Acadêmica Federada (CAFe)?
A Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) é gerida pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). A CAFe é um serviço que corresponde à uma federação de gestão de identidade que tem o objetivo principal de facilitar a disponibilização e o acesso a serviços web.
Numa federação de gestão de identidade, os usuários acessam serviços web das mais diferentes origens usando o login e senha da sua própria instituição.
De acordo com a RNP, mais de duzentas universidades e institutos de pesquisa brasileiros compõem hoje a comunidade federada. Para saber se você pode usufruir do benefício, é necessário verificar se a sua instituição se encontra na lista disponível no Portal de Periódicos ou entrar em contato diretamente com a área de TI da sua instituição, responsável por aderir ao serviço.
Para ter acesso aos serviços oferecidos pela CAFe, é necessário possuir um login e senha autenticados e disponibilizados pela instituição.
Como a minha instituição pode ingressar na CAFe?
A adesão à Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) é feita pelos dirigentes das instituições. Eles devem entrar em contato com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Caso a proposta de adesão seja aprovada pelo Comitê Gestor da CAFe, a equipe de TI da instituição passa a ter acesso a uma documentação com instruções para adequação aos requisitos técnicos necessários ao ingresso na Federação.
Para mais informações sobre a CAFe, acesse o sítio: https://www.rnp.br/servicos/alunos-e-professores/identidade-e-seguranca/cafe
Minha instituição participa da CAFe. Tenho acesso ao conteúdo assinado do Portal de Periódicos?
Para uma instituição ter acesso ao conteúdo pago do Portal de Periódicos pela CAFe, NÃO BASTA, apenas, participar da CAFe; é preciso que a instituição tenha adquirido direito de acesso ao Portal, ou seja, atender a um dos cinco critérios estabelecidos pela Portaria CAPES n. 74, 05 de abril de 2017.
Qual a relação entre CAFe e o Portal de Periódicos da CAPES?
O Portal de Periódicos da CAPES é usuário e participante da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe). Na prática, o Portal de Periódicos disponibiliza um espaço em seu site para que os usuários das instituições participantes do Portal e integrantes da CAFe possam realizar a autenticação de maneira mais simples.
Como acessar o conteúdo do Portal de Periódicos da CAFe?
Caso sua instituição participe da Comunidade Acadêmica Federada, o acesso remoto é feito na seção Acesso CAFe. O usuário deve usar a identificação pessoal concedida pela instituição para se autenticar. Utilize o caminho a seguir:
1° - Acesse o Portal de Periódicos;
2° - Clique no link ACESSO CAFE disponível no topo da página;
3° - Uma lista de instituições participantes da comunidade aparecerá. Você deve selecionar a sua instituição;
4° - Ao clicar em "enviar", você será redirecionado para uma nova tela onde deverá incluir o nome de usuário e senha fornecidos pela sua instituição;
5° - Após a identificação, você será redirecionado para a página inicial do Portal de Periódicos e poderá iniciar sua pesquisa de qualquer lugar.
Acesso remoto ou acesso CAFe apresentou erro. Devo contatar o Portal de Periódicos?
O primeiro contato deve ser realizado com o suporte de TI da sua instituição. Isto porque o acesso remoto é de responsabilidade da instituição, seja ele VPN, Proxy ou CAFe.
A equipe do Portal de Periódicos deve ser acionada caso você não tenha sucesso nessa comunicação ou tenha dificuldade para acessar algum conteúdo. O e-mail de contato é acesso.periodicos@capes.gov.br e é preciso incluir as seguintes informações ao enviar a mensagem:
- Vinculação institucional: qual IES?
- Forma de acesso ao Portal: acesso identificado ou acesso remoto.
- Número de IP utilizado: Basta acessar o link informado e um número será exibido http://www-periodicos-capes-gov-br.ez1.periodicos.capes.gov.br/consultaip.php.
- Conteúdo que deseja acessar: nome da base ou título de periódico, com as informações específicas de cada tipo de conteúdo.
- Print das mensagens de erro: com endereço da URL e identificação do acesso.
A identificação no Portal de Periódicos, feita na seção “Meu espaço”, permite que eu tenha acesso remoto ao conteúdo assinado pela Capes?
Existem duas formas de se identificar no Portal de Periódicos, mas somente uma permite o acesso remoto ao conteúdo assinado do Portal: a identificação na seção "Acesso CAFe". Para isso, é preciso se autenticar, utilizando login e senha fornecidos pela sua instituição. Essa opção, contudo, só está disponível aos usuários de instituições que integram a Comunidade Acadêmica Federada (CAFe).
Outra forma de se identificar no Portal, é pela seção "Meu Espaço", que não possui vínculo com a autenticação no Acesso CAFe e com a autenticação institucional (IP cadastrado na CAPES). Dessa maneira, realizar o login nessa seção não possibilita o acesso ao conteúdo disponível para sua instituição.
Que tecnologia a CAPES utiliza para prover acesso remoto ao Portal de Periódicos?
O aceso remoto ao Portal de Periódicos via Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) é feito por meio do Shibboleth, que protege a privacidade no acesso a informações autenticadas e disponibilizadas on-line. O Shibboleth é uma tecnologia amplamente difundida e é utilizada por consórcios de bibliotecas nos Estados Unidos e Europa.
O pacote Shibboleth, desenvolvido no âmbito do projeto Internet2, é baseado no protocolo SAML (Security Assertion Markup Language), que vem se firmando como um padrão para a troca de informações de autenticação e autorização entre provedores de identidade e de serviço.
Login no "Meu Espaço" permite acesso ao conteúdo do Portal?
A identificação no Meu Espaço não tem vínculo com a autenticação no Acesso CAFe e com a autenticação institucional. Dessa forma, realizar o login nessa área não possibilita o acesso disponível para sua instituição.
O cadastro no "Meu Espaço" existe para oferecer serviços relacionados ao Portal de Periódicos, como: inscrição nos treinamentos on-line; acesso ao certificado de participação após os treinamentos; recebimento de informativos enviados aos usuários; registro de artigos e alertas de pesquisas realizadas no acervo. O manual de utilização do Portal de Periódicos abrange todas as particularidades dessa seção.
Não consigo acessar o conteúdo do Portal de Periódicos. O que pode ser?
Os problemas de acesso ao conteúdo são caracterizados pela impossibilidade do usuário ou IES de acessar algum conteúdo, periódico ou base, a qual tem direito. Vários fatores podem implicar em problemas de acesso, entre os motivos mais comuns de erro estão problemas no provedor de identidade da instituição, autenticação incorreta do usuário e desconhecimento dos conteúdos disponíveis para a instituição; além disso, as configurações da própria máquina do usuário também podem afetar o acesso. Recomendamos manter o certificado de segurança atualizado, limpar periodicamente o cache do navegador, entre outros pontos de proteção.
Os problemas de acesso ao conteúdo mais comuns são:
a) Acesso não identificado
Acontece quando o acesso ao Portal é feito por um computador não identificado (IP não cadastrado na CAPES). Por exemplo, um computador de uso pessoal; ou quando o acesso é feito fora da rede autorizada da IES; ou ainda, quando não está utilizando o acesso remoto corretamente.
Como identificar?
Na página principal do Portal, na aba superior, aparece a modalidade de acesso do usuário. Quando o usuário não está utilizando um computador identificado, aparece a informação: "Você tem acesso ao conteúdo gratuito do Portal de Periódicos da CAPES".
Para mais informações, entre em contato com a equipe do Portal pelo e-mail: acesso.periodicos@capes.gov.br
b) Conteúdo não disponível para a IES
Neste caso, os usuários tentam acessar conteúdos que não estão autorizados para suas instituições. A falta de conhecimento sobre quais conteúdos a IES tem direito de acessar pode trazer como consequência, o desligamento da IES do PAAP pelo baixo uso do conteúdo autorizado, segundo os anexos I e II da Portaria n° 74, de 5 de abril de 2017.
Como identificar?
Procure a equipe da Biblioteca da sua instituição para saber quais conteúdos a sua instituição tem direito de acessar, ou, utilize a aba "Contratos" no Menu Sobre, no site do Portal, para verificar quais conteúdos a sua instituição possui direito de acesso.
Para mais informações, entre em contato com a equipe do Portal pelo e-mail: acesso.periodicos@capes.gov.br
c) IES sem acesso a conteúdo autorizado
Ao tentar acessar o conteúdo que possui direito (periódico ou base), o usuário se depara com a solicitação de login ou solicitação de pagamento de taxa para ter acesso ao texto completo do documento.
Como identificar?
Se você está acessando de um terminal autorizado e, mesmo assim, encontra restrições para acessar o conteúdo, você deve entrar em contato com a equipe de Acesso do Portal acesso.periodicos@capes.gov.br e enviar as seguintes informações:
- Vinculação institucional: qual IES?
- Forma de acesso ao Portal: acesso identificado ou acesso remoto.
- Número de IP utilizado: Basta acessar o link informado e um número será exibido http://www-periodicos-capes-gov-br-ez1.periodicos.capes.gov.br/consultaip.php.
- Conteúdo que deseja acessar: nome da base ou título de periódico, com as informações específicas de cada tipo de conteúdo.
- Print das mensagens de erro: com endereço da URL e identificação do acesso.
d) Conteúdo assinado fora do período de acesso
Problema referente ao período de disponibilidade do conteúdo contratado. Neste caso, o Portal contrata determinado conteúdo com período de disponibilidade específico; por exemplo, um título de periódico com período de disponibilidade de: v.1, n.1 de 1960 até v. 1, n.1 de 2020. Se o usuário tentar acessar um período de disponibilidade fora do estabelecido em contrato, provavelmente aparecerá: solicitação de login ou solicitação de pagamento de taxa.
Como identificar?
No caso de Periódicos, a disponibilidade é apresentada na própria página do Portal, no Menu Acervo - Lista Periódico. Clicando o título do periódico aparecerá várias informações, dentre elas, o período de disponibilidade contratado.
Para mais informações, entre em contato com a equipe do Portal pelo e-mail: acesso.periodicos@capes.gov.br
e) Solicitação de login e senha para acesso integral ao conteúdo
Para usuários autorizados, o acesso aos textos completos dos artigos publicados nos periódicos assinados pelo Portal é gratuito para consulta on-line, impressão e download. Entretanto, o Portal não assina todos os títulos disponíveis nos sites dos fornecedores de publicações eletrônicas. Por isso, quando se tenta acessar algum periódico não-assinado, a interface do editor pode fornecer gratuitamente a tabela de conteúdo dos fascículos, a referência bibliográfica e o resumo, mas solicita o uso de senha para acesso ao artigo na íntegra.
Como identificar?
A plataforma pode solicitar senha e login ou solicitar o pagamento de taxa, para ter acesso ao texto integral (HTML ou download). Para obter o texto completo de um artigo não-assinado pelo Portal, o usuário pode encomendá-los on-line diretamente do fornecedor. Outra possibilidade é solicitar o documento por meio de programas de comutação bibliográfica, como Comut, que localiza documentos em bibliotecas brasileiras e no exterior e fornece as cópias solicitadas. Consulte sua biblioteca para obter mais informações sobre este serviço. Nos dois casos, não cabe à CAPES qualquer responsabilidade referente às despesas com o serviço.
Para mais informações, entre em contato com a equipe do Portal pelo e-mail: acesso.periodicos@capes.gov.br
f) Erro de acesso remoto - VPN, Proxy ou CAFe
Neste caso, os usuários tentam acessar remotamente, sem sucesso, o conteúdo pago do Portal, por meio do acesso remoto.
Como identificar?
O acesso remoto, seja VPN, Proxy ou Café, é de responsabilidade da instituição; portanto, a TI da instituição deve ser a primeira equipe comunicada. Em relação ao acesso remoto Café, os problemas são dissolvidos entre os profissionais de TI de cada instituição, com o suporte da RNP. Quando necessário, a equipe de Acesso do Portal de periódicos deve ser acionada.
Para mais informações, entre em contato com a equipe do Portal pelo e-mail: acesso.periodicos@capes.gov.br
Como encontrar o período de cobertura de um periódico?
O período de cobertura de um periódico pode ser consultado ao clicar no título da revista. Uma janela se abrirá à direita do título, com informações sobre o título, período de disponibilidade, indicadores, etc.
Ao tentar acessar um artigo estão solicitando login e senha
Não estou conseguindo acessar o texto completo que desejo, o que pode estar ocorrendo?
Para que possamos identificar o motivo da restrição de acesso precisaremos de algumas informações:
- Vinculação institucional: qual IES você está vinculado?
- Forma de acesso ao Portal: acesso identificado ou acesso remoto.
- Número de IP utilizado: basta acessar o link informado e um número será exibido http://www-periodicos-capes-gov-br-ez1.periodicos.capes.gov.br/consultaip.php
- Conteúdo que deseja acessar: precisamos de informações sobre o nome do conteúdo acessado (nome da base, livro, capítulo de livro ou título de periódico - este último juntamente com o número de ISSN) e que verifique se o ano da referência desejada - no caso de artigos de periódicos e capítulos de livros - está dentro do período disponível de assinatura.
- Print das mensagens de erro: com endereço da URL e identificação do acesso.
Encaminhe essas informações para: acessoperiodicos@capes.gov.br.
Lembramos, ainda, que o acesso ao Portal de Periódicos pode ser feito a partir de qualquer computador localizado nas instituições participantes. Para informações sobre o acesso remoto sugerimos contato com a equipe de TI ou a biblioteca de sua instituição. Lembramos que o acesso a partir de computadores não autorizados permitirá apenas a visualização e acesso ao conteúdo gratuito disponível no Portal.
Não consigo acessar todas as bases e títulos que aparecem como disponíveis aos usuários do Portal de Periódicos.
Parte do conteúdo do Portal de Periódicos só pode ser acessado pelos usuários de instituições que mantêm programas de pesquisa e pós-graduação nas áreas cobertas por determinadas bases de dados. No caso de professores, alunos e funcionários vinculados a instituições que se enquadram na categoria de usuário-coparticipante, o acesso é restrito ao conteúdo efetivamente assinado pela instituição.
Verifique junto à biblioteca da sua instituição quais as bases assinadas pela CAPES estão de fato disponíveis para a sua instituição.
Como posso sugerir a inclusão de uma publicação no Portal de Periódicos?
Para sugerir a aquisição de um título ou base de dados pelo Portal de Periódicos, envie um e-mail para o Fale Conosco. A mensagem deve conter o nome da revista científica, base de dados ou documento, o ISSN (se houver), o título, o editor/fornecedor responsável, o assunto ou a área do conhecimento, o seu nome e o nome da sua instituição. A sugestão será avaliada e, caso atenda aos critérios estabelecidos pela CAPES, poderá ser incluída no acervo do Portal.
Como são selecionadas as publicações para inclusão no Portal de Periódicos?
As sugestões de novas assinaturas enviadas à CAPES são analisadas pelos Coordenadores de Área da CAPES, pelo Conselho Consultivo do Programa de Apoio à Aquisição de Periódicos (Paap) e pela comunidade acadêmica usuária do Portal. As análises levam em consideração os seguintes critérios:
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Cursos de pós-graduação na área no País: número de cursos, avaliações recebidas, número de professores e de alunos, produtividade e outras características;
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Número de títulos disponíveis no Portal sobre o assunto e total de consultas destes títulos;
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Número de títulos disponíveis no Portal sobre o assunto em relação às demais áreas representadas;
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Fator de impacto da publicação, conforme o Journal Citation Reports do Institute for Scientific Information (ISI);
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Número de indicações do título;
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Disponibilidade de recursos financeiros por parte da CAPES;
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Viabilidade de formalização de contrato com o fornecedor; e,
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Outros fatores que possam interferir na seleção do título.
Sou editor de um periódico científico de acesso gratuito. Como incluí-lo no Portal de Periódicos?
O Portal inclui em sua coleção as publicações eletrônicas brasileiras distribuídas pela SciELO e os periódicos nacionais/gratuitos avaliados pelo programa Qualis que atendem a todos os requisitos estabelecidos pela Diretoria da CAPES, a seguir relacionados:
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Títulos classificados em nível A e/ou B;
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Títulos com textos completos dos artigos em formato eletrônico;
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Títulos de acesso gratuito na internet.
Se você é editor ou usuário de publicação que atende a todas as condições acima indicadas e que não foi incluída no Portal de Periódicos, envie uma mensagem ao Fale Conosco. O texto deverá constar do ISSN, do título e do endereço eletrônico do periódico.
Sou editor de periódico científico de acesso pago. Como incluí-lo no Portal de Periódicos?
Os periódicos inseridos em nosso Portal são analisados pela Coordenação e pelo Conselho Consultivo do Programa de Apoio à Aquisição de Periódicos (Paap), levando em consideração os seguintes critérios:
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Cursos de pós-graduação na área no País: número de cursos, avaliações recebidas, número de professores e de alunos, produtividade e outras características;
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Número de títulos disponíveis no Portal sobre o assunto e total de consultas destes títulos;
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Número de títulos disponíveis no Portal sobre o assunto em relação às demais áreas representadas;
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Fator de impacto da publicação, conforme o Journal Citation Reports do Institute for Scientific Information (ISI);
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Número de indicações do título;
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Disponibilidade de recursos financeiros por parte da CAPES;
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Viabilidade de formalização de contrato com o fornecedor e;
-
Outros fatores que possam interferir na seleção do título.
As sugestões recebidas por nossos usuários são de grande valia e auxiliam no processo de assinatura de novos títulos para o Portal. Por isso, a CAPES possibilita que os editores ofereçam aos usuários do Portal de Periódicos o seu conteúdo para avaliação, na modalidade de trial. Caso seja de interesse da editora oferecer o seu conteúdo para ser avaliado, entre em contato com a equipe do Portal por meio do Fale Conosco.
Acessei um conteúdo em avaliação disponível para aquisição pelo Portal de Periódicos (trial). Como enviar meus comentários?
Você pode enviar suas sugestões para o Fale Conosco. Na mensagem, coloque o nome da coleção, junto com as suas informações pessoais e institucionais. Utilize, na sua avaliação, critérios como: qualidade e atualidade do conteúdo, pertinência para a área do conhecimento e facilidade de uso da interface de busca disponibilizada pelo editor.
Sua avaliação é de grande importância para o desenvolvimento do acervo do Portal de Periódicos e ajudará a CAPES nas decisões relativas à assinatura ou não de determinado conteúdo.
Quando determinado conteúdo está em avaliação (trial), é possível acessar toda coleção ou apenas parte dos documentos estão disponíveis?
De maneira geral, o acesso ao Conteúdo em Avaliação (trial) é liberado integralmente à comunidade de usuários do Portal de Periódicos. Entretanto, pode haver variações de acesso e de disponibilidade de conteúdo. Essas informações serão divulgadas quando o conteúdo for colocado à disposição para apreciação.
Quero incluir um artigo científico de minha autoria no Portal de Periódicos. É possível?
O Portal de Periódicos é um acervo virtual científico que garante acesso a artigos, bases referenciais, livros e outros documentos publicados por outros editores. O Portal não possui um periódico próprio para publicação de artigos, apenas fornece acesso às publicações existentes.
A CAPES publica a Revista Brasileira de Pós-Graduação (RBPG), que aceita colaborações (verifique as normas de colaboração do periódico) e oferece acesso ao Portal Domínio Público que também recebe colaborações (Verifique as normas de colaboração).
Sugerimos que consulte os periódicos de sua área sobre a possibilidade de publicação de trabalhos. A CAPES atua na avaliação deles por meio do Qualis, que classifica todas as publicações mencionadas pelos programas de pós-graduação para a divulgação da produção intelectual de seus docentes e discentes.
Quero incluir minha dissertação ou tese no Banco de Teses da Capes. É possível?
O Banco de Teses da Capes indexa os resumos das teses e dissertações defendidas nos programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil desde 1987. Essas informações são encaminhadas à CAPES pelas secretarias desses programas por ocasião do Coleta de Dados, um aplicativo desenvolvido pela Coordenação para coletar informações dos cursos de mestrado, doutorado e mestrado profissional integrantes do Sistema Nacional de Pós-Graduação.
A ferramenta do Banco de Teses permite a pesquisa por autor, título e palavras-chave apenas nos resumos das teses e dissertações indexadas. Ela NÃO fornece acesso aos textos completos desses documentos.
Como utilizar melhor os recursos disponíveis no Portal de Periódicos?
É possível potencializar a consulta às informações científicas do Portal de Periódicos, utilizando todos os recursos de suporte disponíveis ao usuário. Na seção Materiais de Apoio, podem ser acessados Materiais didáticos, apresentações sobre as diferentes interfaces de busca disponíveis no Portal de Periódicos e na página dos editores, além de textos, vídeos e os cronogramas de treinamentos.
Também podem ser realizados Treinamentos on-line no uso do Portal. Para participar de uma das turmas é preciso ser um usuário identificado no Meu espaço do Portal de Periódicos.
Como posso me inscrever em um treinamento do Portal de Periódicos da Capes?
Os treinamentos do Portal de Periódicos da CAPES são on-line, interativos e em tempo real. Além de aprender como realizar a pesquisa no acervo científico e conhecer os serviços disponíveis no site, os treinamentos abordam os conteúdos com a participação dos representantes das editoras que oferecem uma visão mais ampla dos periódicos e bases de dados contratados pela CAPES.
As inscrições em treinamentos no uso do Portal de Periódicos podem ser feitas no próprio site do Portal, de acordo com os passos a seguir:
1º) Faça a identificação no Portal pela seção "Meu Espaço". Se não for cadastrado, é só clicar em "Registra-se". O cadastro permite usar vários recursos adicionais do Portal de Periódicos;
2º) Após se identificar, clique no Menu Treinamentos - Calendário. Escolha o mês, dia, turno e área do conhecimento que deseja se inscrever.
3º) Para solicitar a sua inscrição, basta clicar no botão "Solicitar inscrição".
4°) Um e-mail de confirmação será encaminhado para seu endereço de e-mail cadastrado no "Meu Espaço".
Como eu sei que a minha inscrição no treinamento realmente foi efetuada?
Ao solicitar sua inscrição em um treinamento agendado pelo Portal de Periódicos, uma janela é exibida confirmando sua solicitação e uma mensagem encaminhada para seu e-mail cadastrado.
Após análise da disponibilidade de vagas para o treinamento agendado pela equipe responsável, o sistema do Portal envia um e-mail informando a aprovação, ou não, da solicitação de inscrição.
A minha inscrição no treinamento do Portal de Periódicos não foi aprovada. Por quê?
O número de vagas destinadas aos treinamentos do Portal de Periódicos é limitado à capacidade dos locais no qual são realizados. A inscrição será recusada, portanto, quando a solicitação de inscrição ocorrer após terem sido preenchidas todas as vagas disponíveis para o treinamento.
O sistema do Portal envia automaticamente uma mensagem para o e-mail cadastrado informando a não aprovação da solicitação de inscrição.
Como faço para acessar a programação do treinamento do Portal de Periódicos?
Para verificar a programação de cada treinamento agendado é necessário selecionar o treinamento de interesse e clicar na opção Treinamentos e depois Calendário, localizada abaixo do botão Solicitar inscrição.
Quero cancelar a minha inscrição no treinamento. Como devo proceder?
Identifique-se no Portal de Periódicos na seção "Meu espaço" e acesse o Menu Treinamentos - Calendário. Selecione o treinamento em que você se inscreveu, em seguida, clique no botão "Cancelar inscrição".
Fiz o treinamento no uso do Portal de Periódicos, como consigo o certificado?
Os certificados de participação são emitidos no prazo de 1 (uma) semana, após a data de realização do treinamento. Ocasionalmente, podem estar disponíveis antes do prazo estimado. Para obtê-lo você precisará:
1°) Faça a identificação no Portal pela seção "Meu espaço", localizado no topo da página no Portal à direita;
2°) Clique no ícone de pessoas e tenha acesso ao ambiente do "Meu espaço";
3°) Clique na aba - Treinamentos cursados e escolha o treinamento que deseja realizar o download do certificado.
Aproveite para avaliar o treinamento.
Os meus dados no certificado de participação em treinamento do Portal estão incorretos. Como faço para corrigi-los?
Os dados que constam no certificado de participação em treinamentos realizados pelo Portal de Periódicos da CAPES são informados pelo próprio usuário ao se cadastrar no Meu espaço do Portal.
Caso alguma informação do seu certificado esteja incorreta, é preciso corrigir o dado no próprio cadastro, acessando o Meu espaço e clicando na aba "Minha conta".
Após a edição dos dados incorretos, basta realizar, novamente, o download do certificado desejado na aba "Treinamentos cursados".
Participei do treinamento no uso do Portal de Periódicos, mas não há nenhum certificado disponível em meu nome.
Para ter direito a um certificado do treinamento é preciso ser um usuário identificado no site do Portal de Periódicos. É necessário, ainda, assinar a lista de presença, disponibilizada aos participantes durante o curso. Caso uma dessas condições não tenha sido atendida, procure a equipe do Portal de Periódicos para resolver a sua situação por meio do Fale Conosco.
Como posso obter material para divulgação do Portal de Periódicos?
Estão disponíveis diversos materiais de divulgação no próprio Portal de Periódicos da CAPES, como o vídeo institucional, folder, cartilha, banner do Portal - incluindo instruções para sua aplicação.
Para acessá-los, selecione o menu Documentos da aba Institucional. Estes documentos podem ser localizados facilmente utilizando o filtro para o grupo Publicidade.
Qualquer pessoa que tenha um artigo científico aceito para publicação em um periódico ou em proceedings pode ter a APC para publicação com acesso aberto custeada pela CAPES?
Não, somente pessoas que atendam os requisitos previstos no art. 10 da Portaria CAPES nº 120, de 26 de abril de 2024, poderão ter a APC para publicação com acesso aberto custeada pela CAPES.
Qualquer instituição poderá se beneficiar das APCs custeadas pela CAPES para publicações com acesso aberto?
Não, somente as instituições participantes do PADICT poderão se beneficiar das APCs custeadas pela CAPES, conforme o art. 8º da Portaria CAPES nº 120, de 26 de abril de 2024.
Artigos científicos aceitos para publicação em quaisquer periódicos ou proceedings poderão ter a APC custeada pela CAPES?
Não, somente artigos científicos publicados em periódicos ou proceedings de editoras que atendam os requisitos previstos no art. 9º da Portaria CAPES nº 120, de 26 de abril de 2024, poderão ter a APC para publicação com acesso aberto custeada pela CAPES.
Como saber em quais periódicos ou proceedings a CAPES poderá custear as APCs para publicação com acesso aberto?
A CAPES divulgará em sua página na internet a relação de periódicos e proceedings elegíveis para o custeio de APCs no âmbito do PADICT, conforme previsto no § 3º do art. 9º da Portaria CAPES nº 120, de 26 de abril de 2024.
Como concorrer ao pagamento, pela CAPES, de APC para publicação com acesso aberto no âmbito do PADICT?
Conforme previsto nos arts. 11 a 14 da Portaria CAPES nº 120, de 26 de abril de 2024, o candidato ao pagamento de APC pela CAPES submeterá o artigo ao periódico ou proceedings em conformidade com os procedimentos exigidos pela editora. A editora avaliará o mérito do artigo e, em caso de aprovação, informará à CGPIC da existência de artigo elegível para o pagamento, pela CAPES, de APC para publicação com acesso aberto. A CGPIC, então, informará à instituição a qual o autor correspondente do artigo está vinculado para que ela avalie se o autor atende os requisitos previstos no art. 10 da Portaria CAPES nº 120, de 26 de abril de 2024. Finalmente, a instituição informará à CGPIC acerca dos artigos selecionados para pagamento, pela CAPES, de APC para publicação com acesso aberto no âmbito do PADICT.
A quem recorrer se a instituição não selecionar meu artigo para pagamento, pela CAPES, de APC para publicação com acesso aberto no âmbito do PADICT?
Haja vista que a admissibilidade do candidato ao pagamento de APC é avaliada pela instituição, conforme previsto no art. 7º da Portaria CAPES nº 120, de 26 de abril de 2024, o recurso deve ser dirigido à autoridade que proferiu a decisão, conforme previsto no art. 56 da Lei nº 9.784, de 29 de janeiro de 1999.
Há limite de pagamento, pela CAPES, de APCs para publicação com acesso aberto, por autor?
Não há limite de pagamento por autor, haja vista que um dos requisitos que as editoras dos periódicos ou proceedings devem atender é oferecer APCs ilimitadas, conforme previsto no art. 9º da Portaria CAPES nº 120, de 26 de abril de 2024.
Realizei diretamente à editora o pagamento da APC para publicação do meu artigo com acesso aberto, posso ser reembolsado pela CAPES?
Não. Conforme previsto no art. 5º da Portaria CAPES nº 120, de 26 de abril de 2024, o pagamento de APCs para publicações com acesso aberto no âmbito do PADICT será realizado pela CAPES diretamente às editoras dos periódicos ou proceedings. Além disso, estabelece o art. 20 que a CAPES não realizará despesas com reembolso de APCs pagas diretamente pelos autores ou pelas instituições participantes do PADICT às quais os autores estão vinculados.
Onde o autor deve informar o número do ORCID, em atendimento ao inciso II do art. 10 da Portaria Capes nº 120, de 26 de abril de 2024?
O acordo de publicação de APC cobre as despesas referentes às capas das revistas?
Não. Os acordos de pagamentos de APCs cobrem apenas a publicação. As capas são serviços extras e, portanto, opcionais.