Estão abertas as inscrições para o prêmio Women in Chemistry and Related Sciences até o dia 01 de agosto. A condecoração é promovida pela American Chemical Society (ACS) – editora que faz parte do acervo do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) – e pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ). Cientistas brasileiras que atuam na química e em áreas relacionadas podem ser indicadas ou realizar auto-indicação para concorrer em três categorias: liderança emergente, liderança na indústria ou liderança na academia.
O objetivo da premiação é promover a igualdade entre gêneros na ciência, tecnologia, engenharia e matemática no Brasil, além de desenvolver esforços para uma perspectiva mais avançada na compreensão do impacto da diversidade em investigação científica e na química. Assim, as categorias vão evidenciar mulheres que promovem contribuições para o setor. Segundo a organização da honraria, a ação é inclusiva: “damos as boas-vindas a mulheres transexuais ou a pessoas não binárias que estejam significativamente identificadas com a feminilidade para que possam concorrer aos prêmios”.
Os resultados serão apresentados em um simpósio que celebrará a diversidade na ciência. Como parte do programa, as vencedoras terão a oportunidade de expor suas contribuições para as ciências químicas no Brasil. O evento será no dia 11 de setembro, na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
A primeira colocada de cada categoria receberá o valor de dois mil dólares em dinheiro, um registro para acesso ao SciFinder com validade de três anos, adesão à ACS também pelo período de três anos, certificado do prêmio e cobertura na revista Chemical & Engineering News (C&EN). Os benefícios serão custeados pela C&EN e pelo Chemical Abstracts Service (CAS) – uma divisão da ACS.
Abaixo está a descrição das categorias. Para indicar uma profissional ligada ao segmento ou realizar inscrição, clique aqui.
- Liderança emergente: se encaixam mulheres jovens que tenham contribuições notáveis na química e ciências relacionadas ou que sejam empreendedoras do ramo. A cientista indicada deve ter até 40 anos de idade e não deve ter concluído o doutorado há mais de 10 anos.
- Liderança na indústria: será reconhecida uma mulher que atue na indústria química, farmacêutica ou biotecnológica, desde que apresente investigações e inovações que tenham levado a descobertas para contribuir com o sucesso comercial e, consequentemente, com o benefício da comunidade e da sociedade.
- Liderança na academia: podem concorrer cientistas mulheres com percurso consolidado no meio acadêmico, desde que tenham contribuições relevantes – com impacto global e social – para a investigação científica relacionada ao campo.
Conteúdo da ACS e do CAS no Portal de Periódicos
A biblioteca virtual da CAPES disponibiliza aos usuários a coleção de periódicos ACS, com acesso a 49 títulos nas áreas de química, bioquímica, biofísica, farmacologia e toxicologia, engenharia química, engenharia de materiais, metalúrgica, engenharia sanitária, ciências ambientais e ciência e tecnologia de alimentos. Artigos publicados a partir de 1896 estão disponíveis. O acesso ao conteúdo pode ser feito de duas formas: pela opção buscar base (termo de consulta: ACS Journals Search) ou pelo link buscar periódico (inserindo o nome do título).
Os usuários têm acesso também ao SciFinder – ferramenta de busca que permite localizar informações sobre substâncias químicas, reações e todo referencial teórico da área, incluindo resumos de trabalhos e informações sobre patentes. O recurso engloba bases de dados que indexam temas como química orgânica, química inorgânica, físico-química, química analítica, engenharia química, ciências ambientais, farmacologia, toxicologia, medicina experimental, biologia celular e molecular, genética, bioquímica, microbiologia, enzimologia e outros temas relacionados.
O recurso agrega informações de mais de 61 autoridades de patentes, incluindo documentos anteriores a 1907. As bases de dados reunidas pelo SciFinder são: CAplus, Registry, Chemical Reactions, Substâncias Químicas Regulamentadas, Chemcats e Medline.
Antes de utilizar o conteúdo, é preciso fazer um cadastro pessoal a partir de um computador conectado à rede da instituição. Durante o registro, o interessado deve inserir o e-mail institucional, que será reconhecido como nome de usuário para acesso à plataforma. Para finalizar o processo, é preciso clicar na mensagem de confirmação que será enviada ao e-mail informado. O Portal de Periódicos oferece o Manual de Cadastro de Novos Usuários, com o passo a passo dessa etapa. O SciFinder pode ser localizado no link buscar base.
Recentemente o CAS promoveu a atualização do protocolo TLS (Transport Layer Security), necessário para a utilização de seus produtos, incluindo o SciFinder. Dessa forma, a conexão por meio de browsers que não suportam pelo menos o TLS 1.1 será bloqueada, não permitindo a visualização do conteúdo. Os usuários que que não atualizarem seus navegadores podem ter seus dados invadidos e colocar em risco tanto a si mesmos quanto à base de dados. Clique aqui e veja quais são os navegadores recomendados.
Verifique o conteúdo do Portal de Periódicos disponível para sua instituição
O Portal de Periódicos autoriza a reprodução parcial ou total de suas notícias desde que seja citada a fonte: "Portal de Periódicos da CAPES"
Prêmios