É fato que a popularização da internet mudou a forma de comunicação das pessoas. Desde relacionamentos amorosos à exposição de produtos e serviços, o fenômeno se apresenta cada vez mais ativo. Com a divulgação de notícias não é diferente: as informações publicadas em meio digital se espalham facilmente e podem ser vistas como um processo contagioso que forma redes temporais, que representam a influência entre as matérias publicadas. Este é o ponto de vista apresentado por dois pesquisadores brasileiros em artigo científico publicado pelo periódico Social Network Analysis and Mining.
Disponível* em texto completo para usuários do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o estudo teve como objetivo modelar a dinâmica em que uma notícia se espalha na mídia brasileira, com o intuito de entender quais fatores fazem com que certas notícias tenham um alcance alto na população e outras não. “Para analisar o espalhamento de notícias na mídia, escolhemos observar matérias virais sobre temas não abordados normalmente”, pontua Elisa Mussumeci, autora do trabalho.
A investigação incluiu o caso do atentado terrorista à revista satírica francesa Charlie Hebdo. “Trata-se de uma publicação que raramente está em evidência na mídia brasileira, mas, com o massacre, o tema se espalhou rapidamente e se tornou o principal tópico por algumas semanas”, explica Mussumeci.
A cientista indica que foram analisados somente veículos de comunicação brasileiros, como blogs e jornais que possuem RSS. “Nesse estudo não analisamos redes sociais, onde é comum encontrar ‘fake news’ (notícias falsas). O que observamos muito foi a cópia total do texto de um blog/jornal para outro”.
Segundo a pesquisadora, o fato de conseguir modelar a dinâmica de espalhamento de uma notícia utilizando modelos epidemiológicos traz um novo olhar para o estudo de propagação de informação. O algoritmo de reconstrução pode ser usado para detectar estruturas contagiosas dentro de uma ampla gama de notícias. A captura de conteúdo foi feita por meio do projeto Media Cloud – utilizado para estudar ecossistemas de mídia online. A metodologia adotada pode ser encontrada aqui.
Elisa Mussumeci desenvolveu o trabalho Reconstructing news spread networks and studying its dynamics em conjunto com o pesquisador Flávio Coelho. Ambos estão vinculados à Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro e utilizam a biblioteca virtual da CAPES para pesquisas. “O Portal de Periódicos da CAPES é uma referência importante para nós, embora nem todos os periódicos presentes no referencial teórico do artigo estejam disponíveis por meio dele”, registra Elisa.
“O Portal é uma ferramenta muito importante para a ciência brasileira, principalmente por oferecer periódicos de acesso restrito sem custo”, complementa a autora. Ela é bolsista de mestrado da CAPES e participa de projetos de pesquisa na área de modelagem matemática, com ênfase em sistemas de recuperação de informações, processamento de linguagem natural, análise de dados e machine learning.
Para acessar o artigo científico, clique aqui ou busque a publicação Social Network Analysis and Mining no link buscar periódico do Portal. O título é multidisciplinar e atende pesquisadores e leitores interessados em computação, redes, matemática, finanças e gestão. Aceita ainda conteúdos de Ciências Sociais, Ciências da Saúde, Ciências Biológicas e Ciências Políticas.
*Verifique o conteúdo do Portal de Periódicos disponível para sua instituição
A reprodução parcial ou total de notícias é autorizada desde que seja citada a fonte: "Portal de Periódicos da CAPES"
Produção científica