Suporte

Mais suporte para os usuários

Publicado em 25/10/2012 03h00

O número de bibliotecárias que ajudam no suporte aos usuários do Portal de Periódicos aumentou de 13 para 19 no segundo semestre desse ano. A ampliação é reflexo do crescimento no número de instituições participantes do Portal que possuem acesso gratuito ao conteúdo assinado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Atualmente, 407 instituições de ensino superior e pesquisa no Brasil compõem a lista dos integrantes.

A equipe de help desks é formada por bibliotecárias de universidades públicas das diversas regiões do país. São cinco help desks na Região Norte, quatro no Nordeste, uma representante no Centro-Oeste, sete bibliotecárias no Sudeste e duas no Sul. As profissionais exercem a atividade de maneira voluntária, auxiliando a esclarecer as dúvidas dos usuários do Portal.

Ielma Ferro, bibliotecária da Universidade Federal de Pernambuco, atua como help desk há seis anos. Além do suporte oferecido à comunidade acadêmica, ela ministra treinamentos mensais na universidade juntamente com uma equipe de bibliotecários. “O trabalho como help desk facilita aos pesquisadores no uso do conteúdo e recursos disponibilizados pelo Portal para uma melhor utilização e aplicação nas pesquisas acadêmicas”.

Os usuários do Portal de Periódicos também obtêm informações sobre a biblioteca virtual por meio do Fale Conosco, um canal de comunicação direto com a equipe da Capes. Outras informações estão disponíveis na área Suporte, na qual estão os contatos das help desks e as repostas para as dúvidas mais frequentes relacionadas à biblioteca virtual, como dificuldades de acesso às coleções, utilização do Meu Espaço e informações sobre acesso remoto.