A Capes WebTV foi lançada em 2010 e recebeu cinco adesões ao longo do primeiro ano. Em 2011, esse número cresceu, foi multiplicado por 10 e, atualmente, 52 instituições já aderiram ao sistema. São instituições brasileiras de ensino e pesquisa que disponibilizam para seus alunos, professores, funcionários e pesquisadores as principais iniciativas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da própria instituição.
Criada pela Capes, em parceria com a empresa DotLib, a WebTV é uma mídia exclusiva de comunicação interna. O sistema não emite sons, utiliza imagens e legendas para transmitir a informação, de forma similar às TVs instaladas em aeroportos.
Os equipamentos são disponibilizados a critério da instituição. A Capes possui cinco monitores instalados em seu edifício-sede. A Universidade de Brasília (UnB), por exemplo, aderiu à WebTV e teve o primeiro monitor instalado em julho desse ano. Atualmente, a UnB possui quatro equipamentos espalhados pelo campus Darcy Ribeiro.
De acordo com Célia Ghedini Ralha, diretora de Desenvolvimento Institucional e Inovação da UnB, a repercussão da WebTV tem sido bastante positiva. “Já recebemos várias solicitações de Unidades Acadêmicas (da UnB) para a instalação de monitores em seus respectivos prédios e, devido a estas solicitações, inferimos que a abrangência do Sistema Capes WebTV tem sido grande no âmbito institucional”, comentou.
O canal de comunicação veicula cinco programas: Por Dentro da Capes, Capes Notícia, Capes Oportunidades, Portal de Periódicos Capes e Acontece no Campus. Além das instituições ativas e em pleno funcionamento, outros 50 membros da comunidade acadêmico-científica brasileira estão em fase de adesão e implementação da mídia.
Outras informações sobre a Capes WebTV podem ser obtidas pelo e-mail alessandra.leonardi@capes.gov.br.