Artigo publicado pelo Institution of Civil Engeneers (ICE) apresenta um panorama geral da Engenharia Civil no Brasil, apontando os fatores que contribuíram para o avanço da construção civil bem como para o desenvolvimento urbano do país. O texto também aborda o papel da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Portal de Periódicos na formação dos profissionais da área.
De acordo com o artigo, o Brasil forma em média 40 mil engenheiros anualmente e mais da metade escolhe seguir carreira na engenharia civil. Investir na qualificação é um diferencial para quem quer se destacar no mercado de trabalho. A pós-graduação ganhou peso no país e diante desse cenário a Capes contribui para a formação acadêmica dos profissionais de diversas áreas.
Em 2011, a Capes investiu mais de R$1 bilhão na pós-graduação. Só no ano passado foram concedidas mais de 70.856 bolsas de estudo para os níveis de mestrado, doutorado, pós-doutorado e professor visitante nacional sênior. Desse montante, 8.453 bolsas foram destinadas aos pesquisadores de Engenharias. A cada ano a Capes aumenta o número de bolsas no intuito de expandir e consolidar a pós-graduação stricto sensu em todo o território nacional.
O Portal de Periódicos é um dos instrumentos que auxilia a fortalecer os programas de pós-graduação. Engenheiros brasileiros e outros profissionais têm acesso às pesquisas mais recentes de cada área do conhecimento por meio do Portal, que disponibiliza conteúdo científico atualizado. Para finalizar, o artigo cita que o Portal de Periódicos é uma das maiores ferramentas de pesquisa da América Latina.
Leia na íntegra o artigo publicado na ICE.