Prof. Dr. Draiton Gonzaga de Souza*
O Portal de Periódicos, mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), permite que professores, pesquisadores, alunos – de graduação e de graduação – e funcionários de 311 Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa do Brasil tenham acesso à produção científica atualizada, segundo informação do próprio site do Portal de Periódicos da Capes (www.periodicos.capes.gov.br).
Esse Portal vem prestando, sem dúvida alguma, um grande serviço à comunidade científica brasileira. No que concerne às Ciências Humanas, e no meu caso específico a filosofia, a possibilidade de acessar um considerável número de publicações, tanto nacionais, como internacionais, contribui de modo significativo para o aprimoramento da pesquisa individual e, em consequência disso, para a consolidação dos Programas de Pós-Graduação, ao possibilitar que professores e estudantes tenham um acesso rápido a uma grande quantidade de informação.
Na filosofia, comumente se pergunta pela essência das coisas, isto é, pelo que as coisas são. Por isso, aqui também se coloca a questão: o que é um portal? A palavra “portal”, segundo o Dicionário Houaiss, está relacionada com o vocábulo “porta”, remetendo, assim, a entrada, a acesso, isto é, a possibilidade de se atingir algo com certa facilidade. O uso do Portal da Capes é livre e gratuito para os usuários das instituições participantes. O acesso é realizado a partir de qualquer terminal ligado à Internet localizado nas instituições ou por elas autorizado.
Ao apresentar a etimologia de “portal”, o Dicionário citado diz tratar-se de “fachada principal onde fica a entrada, especialmente em templos; porta grande”. O Portal da Capes, essa porta enorme, permite o acesso a um grande número de publicações, às quais dificilmente teríamos acesso de outra forma, a não ser pagando um valor muito oneroso para as Instituições de Ensino Superior do Brasil. Ele nos faculta a entrada num grande templo de informações, haja vista que, por meio dele, entramos em contato com textos completos de artigos selecionados de mais de 22 mil revistas internacionais, nacionais e estrangeiras, e com 130 bases de dados contendo resumos de documentos em todas as áreas do conhecimento.
Antigamente, tínhamos acesso à literatura específica de nossa área apenas através das bibliotecas. Quem tinha a ventura de estudar numa Universidade com uma biblioteca possuidora de um acervo considerável, dispunha da bibliografia para escrever bons trabalhos acadêmicos – dissertação de mestrado e tese de doutorado –, que incorporavam as mais recentes pesquisas realizadas, não obstante um certo atraso até poder receber esse material. Quando se precisava de textos estrangeiros que não estavam disponíveis nessas bibliotecas, tinha-se de contar com a generosidade de alguém que eventualmente os trazia do exterior. Com a introdução e permanente expansão do Portal de Periódicos, a situação mudou completamente. E essa mudança teve enorme impacto em diversas áreas do conhecimento, com especial destaque para a de Ciências Humanas, em que a pesquisa dá-se, em grande parte, através da pesquisa bibliográfica. Não temos laboratórios com reagentes; o nosso laboratório é a literatura específica e a discussão.
Em tempos em que se fala tanto da internacionalização da Universidade, quer participemos de eventos no Brasil ou no exterior, enfatiza-se sempre mais a necessidade da inserção da Universidade num contexto acadêmico profundamente marcado pela globalização e pela concorrência. Com a utilização desse precioso Portal, que está em permanente desenvolvimento, todos os Programas de Pós-Graduação, de Pesquisa e de Graduação do Brasil ganham em qualidade, produtividade e competitividade.
Através do Portal de Periódicos, a Capes presta um inestimável serviço à comunidade científica brasileira, colocando-a em contato com bibliografia atualizada e de altíssimo nível produzida no Brasil e no exterior. Auguramos que aumente, continuamente, o acesso a esse material riquíssimo, fazendo com que essa informação possa, de fato, tornar-se conhecimento.
*Diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).