Divulgação Científica

Estudo investiga a relação entre infecções orais e doenças no fígado

Publicado em 07/06/2021 00h00

Imagem interna de uma dente com Periodontite Apical. .Pesquisa realizada pela bolsista da CAPES, Cristiane Cantiga da Silva, em sua dissertação de mestrado em Endodontia, do Programa de Pós-Graduação em Ciência Odontológica, da Faculdade de Odontologia do Campus de Araçatuba (FOA-Unesp/SP), avaliou a inter-relação entre periodontite apical, doença infecciosa que se desenvolve, na maioria das vezes, a partir de uma lesão de cárie, e a fibrose hepática, doença crônica que acomete o fígado.

Segundo Cristiane, a pesquisa teve como finalidade verificar se a fibrose hepática influencia na resposta imunológica à infecção oral. “Os resultados iniciais mostraram que a fibrose hepática aumenta a inflamação da periodontite apical e, consequentemente, exacerba a destruição do tecido ósseo que envolve a raiz do dente”, explica.

A pesquisadora conta que por se tratar de uma doença sistêmica e afetar todo o corpo humano, a fibrose hepática agrava a periodontite apical, pois aumenta o número de células e citocinas pró-inflamatórias que geram as lesões dentárias.Bolsista da CAPES Cristiane Cantiga da Silva em laboratório de pesquisa.

Outro objetivo seria conscientizar os profissionais da área da saúde sobre a importância de protocolos de atendimento bem aplicados: “É importante sempre solicitar encaminhamento a médicos especialistas, para que sejam avaliadas as condições sistêmicas de cada paciente, e tratar de forma multidisciplinar”. Ela ressalta ainda que um sistema imunológico saudável favorece o reparo da periodontite apical após o tratamento conhecido como “de canal”.

O estudo foi publicado no periódico científico International Endodontic Journal, e também conquistou o 1º lugar na Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO), em 2020, e em 2019 foi premiado com 2º lugar, na mesma reunião.

 

Wiley no Portal de Periódicos da CAPES

A comunidade acadêmico-científica brasileira tem acesso a diversos conteúdos da editora Wiley, entre eles, o periódico International Edodontic Journal. São cerca de 1357 títulos de periódicos, com abrangência das áreas: Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Linguística, Letras e Artes, que ficam disponíveis em texto completo por meio da Wiley Online Library.

É possível acessar artigos antes de serem publicados na forma impressa, através da opção early views (visualização antecipada), agilizando o acesso a publicações científicas recentes. A base também oferece dados de citações e impacto de artigos e seus periódicos.

Para ter acesso ao conteúdo da Wiley Online Library os usuários devem recorrer à opção buscar base no Portal de Periódicos e para acessar diretamente o periódico International Edodontic Journal é preciso clicar em buscar periódico.

Alguns conteúdos da Wiley fazem parte do cronograma de treinamentos do Portal de Periódicos da CAPES. Para mais informações clique aqui.

 

Legenda das Imagens: 

Imagem 1: Periodontite apical, doença infecciosa que se desenvolve, na maioria das vezes, a partir de uma lesão de cárie (Foto: Arquivo Pessoal)

Imagem 2: Pesquisadora investiga a relação entre as infecções orais e as doenças no fígado (Foto:Arquivo Pessoal)

Com informações: CCS/CAPES

 

Verifique o conteúdo do Portal de Periódicos disponível para sua instituição 

A reprodução dos informativos é autorizada com citação de fonte: “Portal de Periódicos da CAPES”